sexta-feira, 12 de abril de 2013

Bolívia - Um destino surpreendente

Em 2009, a Bolívia fazia parte do roteiro para chegarmos a Macchu Picchu, e acabou sendo muito mais do que isso. Conhecer a Bolívia fez da nossa viagem muito especial, por vários motivos: cultura, paisagens, culinária e pessoas.

Essa viagem exige espírito aventureiro e desprendimento, mas as paisagens naturais recompensam todo esforço.



Abaixo listaremos os pontos mais importantes que passamos neste País, que mostrou ser um destino surpreendente:



Sucre - Foi passagem rápida, mas interessante. Lá chegamos de avião vindo de Santa Cruz de La Sierra, pegamos um táxi e partimos para Potosi. Conversamos bastante com o taxista, o portunhol tímido mas eficiente.

Aeroporto de Sucre
Crianças pedindo dinheiro


















Potosi
Aqui que sentimos muito o frio e a altitude de 4000 m, com falta de ar e cansaço. Mas foram superados ao mascarmos folhas de coca e chá de coca na companhia de estrangeiros e um casal de brasileiros, com um bate papo bem gostoso. Um choque cultural muito grande ! Em Potosi que fechamos o pacote na agência de turismo para conhecermos os pontos turísticos da Bolívia. O trabalho mais explorado na região é para trabalhar nas Minas, com péssimas condições e salários baixíssimos.


Centro de Potosi
Chola



Cemitério de Trens
Fica muito próximo a Uyuni e você não precisa de agências de turismo para conhecer. E valeu muito a pena, inclusive para um Engenheiro Mecânico da CPTM... rs





Salar do Uyuni Para cruzar o deserto precisa de um veículo 4x4. Fica no altiplano andino (Sudoeste da Bolívia). Uma das mais belas paisagens de toda a viagem até Macchu Picchu, um lugar excepcional ! Estima-se que o Salar de Uyuni tem 10 bilhões de toneladas de sal e cerca de 40.000 anos atrás a área fazia parte do Lago Michin, que secou. Aqui é um lugar perfeito para usar a criatividade nas fotos, aproveitando os efeitos de ilusão de ótica. Seus principais pontos de visitação são o Hotel de sal , onde tudo ali – parede, chão, móveis são feito de sal e a Isla de Pescado, com enormes cactos no meio do deserto branquinho.




Refúgio Laguna Colorada - Pernoitamos nesse local devido as baixas temperaturas que viriam no decorrer da noite. Aqui sentimos muita falta de ar, o nariz já ardia de tanto frio, os vasinhos do nariz até estouraram e sangravam. O vento e o frio foram muito difíceis de suportar.



Arbol de Piedra Cartão postal do Deserto de Siloli. Pedra esculpida pelos fortes ventos !



Geysers (vulcões)No dia seguinte durante o trajeto nos deparamos com Geysers (gazes que saem da terra, da boca de vulcões).


Vulcão Licancabur - Esse vulcão faz divisa da Bolívia com o Chile. Sua altura de quase 6 mil metros e sua beleza atraem a atenção de qualquer pessoa. O lago de cor azulada é impróprio para banho, devida a grande quantidade de elementos químicos nocivos ao homem.




Ciudad de La Paz A capital da Bolívia se resume a uma cidade formada em um profundo vale, rodeada de picos e montanhas dos Andes. É um dos países mais pobres da América do Sul, mas é rico de beleza natural, tradição e mistérios arqueológicos que atraem gente do mundo inteiro. Recomendamos comer Pollo (frango) com milho. Além do tempero ser diferente, o milho que acompanha o frango tem grãos enormes, e com um sabor todo especial. Super gostoso !

 




Chacaltaya, o Pico da Cordilheira dos Andes Este pico esta a 5400 metros de altitude em relação ao nível do mar. Antes era uma famosa estação de esqui, recebia gente de vários lugares, porém com as altas temperaturas o gelo foi derretendo e hoje a estação está desativada. Nós subimos a pé ao topo, com muito esforço e determinação. Houve momentos que pensei em desistir e o Daniel me encorajou a seguir a diante.



                                         


Valle de La Luna Fica em la Paz, é um sitio arqueológico que tem o nome devido as formações rochosas parecidas com o solo da Lua.



Copacabana - A Catedral da cidade é muito importante para as celebrações religiosas. A Virgem da Candelaria está no altar e é a patrona da Bolívia. Dizem que o nome da praia de Copacabana no Rio de Janeiro é dessa origem boliviana.














 
Temos muito mais a comentar sobre a viagem destino a Macchu Picchu (link >> A cidade perdida dos Incas). 

Depois da Bolívia passamos pelo Chile (link >> Chile e suas maravilhas)


Mas com certeza a Bolívia deixou saudades !!!!

Abraços,

Nenhum comentário:

Postar um comentário