domingo, 24 de março de 2013

O melhor do Nordeste: Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte

Em Dezembro/2004 partimos para o Nordeste para conhecer o litoral dos Estados Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Compramos dois pacotes de viagem: Maceió e Natal. Partimos de avião para Maceió, 7 dias depois não retornamos para SP, pois alugamos carro e fomos em direção a Natal, passando pelos Estados de Pernambuco e Paraíba. Após conhecermos Natal, retornamos para SP de avião. Por mais absurdo que pareça, valia mais a pena do que comprarmos avulso as passagens de avião (ida e volta) e a hospedagem nos hotéis.

O melhor de Alagoas:

Praia do Francês - super badalada, com restaurantes, bares, piscinas naturais com águas tranquilas, protegidas por arrecifes. Lá provamos um deliciosa bandeja de peixe com Lagostinha (pra quem gosta de camarão, é um prato cheio !) Fizemos um passeio de barco com fundo transparente e podíamos ver o mar. O guia deixou pegarmos uma estrela do mar e ouriço.

Praia de Pajuçara -  Oferece passeios de jangada.

Foz do Rio São Francisco - Passeio de Catamarã em Pontal do Peba, Foz do Rio Chico, um lindo encontro do mar com o Rio. Belo visual.

Lagoa Mundau no Complexo Dunas de Marapé - Passeio imperdível, boa infra estrutura, com mar e rio, a chegada é de barco.

Praia do Gunga (Barra de São Miguel)- É um extenso pontal de areia branca coberto por uma sequência de coqueiros que faz da praia do Gunga um dos cartões-postais de Alagoas. Além da paisagem perfeita, oferece piscinas naturais, estrutura de lazer. Tem um mirante com um vista de 180º da plantação de coco verde.

Praia de Paripueira - Fizemos um passeio de barco que afasta 7 Km da costa da praia, onde pudemos nadar em águas rasas, alimentamos peixes, mergulhamos avistando peixes e corais.

Praia de Maragogi - Ótimo passeio de barco ao maior conjunto de piscinas naturais de Alagoas.

Praia Ponta Verde - Onde ficamos hospedados, grande variedade de hotéis e pousadas. Passamos a virada do ano com muita festa na areia e linda apresentação de fogos de artifício.



 

O melhor de Pernambuco:

Chegamos de ônibus em Recife (uma aventura a parte) e alugamos carro para conhecer Porto de Galinhas e região.

Porto de Galinhas - Esta praia foi eleita várias vezes como a “Melhor Praia do Brasil. Merecidamente ! A região tem mais de 18 Km de praias de areia branca combinada com águas transparentes e piscinas naturais.

Muro Alto - Não é a toa que os resorts escolheram ela para serem construídos! Praia magnífica, de águas limpídas e calmas, pois o muro alto impede a chegada das ondas. É possível ver peixinhos bem próximo a orla. Simplesmente fantástica.

Praia de Calhetas (Cabo de Santo Agostinho) - Linda praia de areia grossa e clarinha. Uma pequena baía com muitas pedras. Lá conhecemos as ruínas do Forte, com um visual lindo do mar azul!

Praia de Maracaípe - Um cenário paradisíaco, do agito ao sossego. Para quem vai a Porto passagem obrigatória ! Nos banhamos deliciosamente no Rio Maracaípe.

Forte Orange - Ilha de Itamaracá - O espaço é ocupado por um museu onde estão guardados fragmentos arqueológicos encontrados em escavações e painéis com reproduções de mapas da época. Indicamos atravessar para a ilhota de Coroa do Avião, uma caminhada bem legal e suave. Ao lado do forte tem um projeto do Ibama de Peixe Boi que você pode olhar os bichos de perto.






O melhor da Paraíba:

João Pessoa -  tem todo o estilo de cidade do interior. Bastante arborizada com belas praias, uma orla preservada pela legislação que limita a altura dos prédios. Visitamos o Farol do Cabo Branco que fica sobre uma falésia na Praia de Cabo Branco.

Praia do amor - É famosa por ter uma atração peculiar: a pedra furada – uma rocha vulcânica no formato de um coração – que, segundo os moradores, garante a felicidade do casal que passar por dentro dela.

Praia do Jacaré - A praia fluvial de Jacaré fica no município de Cabedelo. O local não se trata de uma praia e sim do encontro do mar com o Rio Paraíba. Ver o pôr-do-sol na Praia do Jacaré, ao som do Bolero de Ravel, é indispensável para quem vai a João Pessoa.


O melhor do Rio Grande do Norte:

Forte dos 3 Reis Magos -  atrai turistas e curiosos de todo o Brasil e até do exterior. É o mais antigo e importante monumento histórico de Natal. Hoje ele abriga um museu com acervo referente à colonização do Estado. Imperdível !

Praia de Pirangi - Tem o maior cajueiro do mundo, também conhecido como cajueiro de Pirangi, é uma árvore gigante localizada na Praia de Pirangi  no município de Parnamirim.

Morro do careca - Praia Ponta Negra - O Morro do Careca, uma enorme duna com cerca de 100 metros de altura, é um dos cartões postais da cidade.

Praia Baia Formosa - Bonita e com aspectos selvagens da natureza, a cidade ainda respira um pouco do ar inexplorado. A Lagoa Araraquara é também chamada de Lagoa da Coca-Cola graças as suas águas de cor escura, fruto da pigmentação das raízes das árvores e a composição química do solo rico em iodo e ferro.

Passeio de bugue nas Dunas de Genipabu - As dunas de Genipabu são móveis. A ação do vento move a areia de um ponto a outro, o que torna a paisagem sempre uma novidade. Além do passeio de bugue por essas Dunas é possível praticar na região o chamado "esquibunda": descer as dunas sentados em cima de uma prancha de madeira, até mergulhar nas águas da lagoa. Tem também passeio de dromedários, mas esse não fizemos.

Barra de Tabatinga - A 40 minutos ao sul de Natal, do alto das falésias de Tabatinga é possível ver as belezas do litoral Sul. Nos decepcionamos um pouco com a promessa de ver golfinhos no mar. A nossa teoria é que no mês que estivemos lá, o pagamento de salário dos golfinhos estava atrasado e por isso eles não apareceram... rs

Tibau do Sul - Nesta praia nos deliciamos com porções de camarão e muito barato. A dica é não ter pressa, porque o atendimento é demorado. Aprecie o visual e curta o momento.

Praia do Amor - Próxima a Pipa, recebeu esse nome porque o desenho das pedras das piscininhas naturais tem o formato do coração.

Praia de Pipa - Pipa é o "point" de Natal, desfile de gente bonita, barracas de praia, artesãos, boa infra estrutura e muito movimento.

Praia Barra de Cunhaú -  Fica a 8 Km de Pipa, lá você encontra uma enorme lagoa de água doce. O rio, protegido dos ventos, é tranqüilo e desagua no mar calmo e quase sem ondas.

Chapadão das Minas - É um Mirante de Pipa. Dessas enormes falésias vermelhas tem uma espetacular vista sobre a Praia do Amor. Curiosidade: Nesse Chapadão foi gravado a abertura do Programa de TV Fantástico dos anos 80, com a atriz Isadora Ribeiro.

Após várias viagens ao Nordeste, ficou claro para nós o domínio dos estrangeiros no comando dos estabelecimentos (pousadas e restaurantes). Ao conversar com Alemão, Argentino, Espanhol, Português, etc ... o objetivo deles era o mesmo: beleza natural, clima tropical e sossego.





















Abraços,

sábado, 23 de março de 2013

Chapada Diamantina, um presente da Natureza

A Chapada Diamantina é uma região de serras, situada no centro do Estado da Bahia, onde nascem quase todos os rios das bacias do Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas. Essas correntes de águas deslizam pelo relevo e despencam em lindas cachoeiras e formam transparentes piscinas naturais.

Como chegar - Vindo de Salvador, pela BR-324 até Feira de Santana, o motorista deve decidir pela BR-116 até o entroncamento com a BR-242 (Bahia-Brasília) ou utilizar-se da BA-052 até Ipirá, seguindo pela BA-488 até Itaberaba. A partir desta cidade os dois caminhos seguem iguais sempre pela BR-242. Uma rodovia estadual com 12 km separa Lençóis da estrada Bahia-Brasília. 
O que levar - Botas ou tênis para caminhar são indispensáveis; para algumas trilhas, os guias recomendam calças compridas. Na mochila: água, chapéu, repelente, protetor solar e blusa para proteger do vento. Entre novembro e janeiro, inclua capa de chuva.  


Quando viajamos de carro partindo de SP para conhecer o litoral da Bahia, esticamos até a Chapada Diamantina. Lá conhecemos pessoas de vários lugares do mundo. Não tinhamos ideia que a Chapada Diamantina era tão diferenciada.
 






Pontos Turísticos:

Morro do Pai Inácio - Cartão postal da chapada de onde se tem uma visão de 360º das serras e gerais da região. 

 
Cachoeira da Fumaça - A mais alta queda livre do Brasil com 380m de altura, de onde se tem uma vista de tirar o fôlego.
 

 
Poço Encantado - A luz do sol, que atravessa o poço, revela águas de um azul indescritível e rochas a 40 m de profundidade.
 
 
Poço Azul - Nesse poço, acontece o mesmo fenômeno do Poço encantado com uma vantagem, o banho nas águas azuis é permitido.
 
 
Pratinha - Possui águas cristalinas impressionantes, oferece atividades como flutuação, tirolesa e mergulho.
 
 
 
 
Gruta Lapa Doce - A caverna calcárea tem formações raras, estalactites e estalagmites surpreendentes. Intercale passeios desgastantes com outros mais leves, já que algumas atrações exigem caminhadas longas em terrenos íngremes.
 
 
Conhecer a Chapada foi um verdadeiro presente. O roteiro é essencial para todo brasileiro !
 
Abraços,

quinta-feira, 21 de março de 2013

Quer ir de carro de SP para a Bahia ?

Primeiramente antes de começar sua viagem verifique as condições do carro, faça a revisão do óleo, água, calibragem dos pneus, alinhamento,  balanceamento, step, até itens que visam facilitar a sua vida e tornar o trajeto ainda mais agradável.

Esta viagem em Janeiro/2007 foi incrível. Nosso principal objetivo: Conhecer todas as praias da Bahia, esticar até Aracaju/SE e também conhecer a Chapada Diamantina.

Mais de 5.000 KM rodados em toda viagem.

A Ida foi passando por Minas Gerais (Rod. Fernão Dias), este trecho foi  o mais díficil, porque a noite os buracos e caminhões fizeram a viagem ficar muito tensa, depois pegamos a BR-116. Atenção, porque são poucos postos de combustível, se tiver chance sempre complete o tanque, para não passar apuros.

Como Janeiro é mês de chuva, enfrentamos mais de 5 horas de trânsito em Murié, devido a uma cratera de +- 6 metros de diâmetro e desmoronamento de terra na pista. Passando esse sufoco, partimos direto ao sul da Bahia. Lá encontramos muito axé e muita coisa boa, que fez o cansaço desaparecer !
 
Não vamos conseguir detalhar o melhor de cada praia que visitamos na Bahia. Podemos listar aquelas que não gostamos: Ilheus (cidade fantasma) e Ilha de Itaparica (sujeira e abandono). Vamos detalhar aquelas que não podem faltar no roteiro da Bahia:
 
Morro de São Paulo - Conhecemos a Primeira Praia, Segunda Praia, Terceira Praia e Quarta Praia. Espantado com os nomes, mas é isso mesmo. O dono do Camping que ficamos lá, brincou dizendo que foi um Baiano preguiçoso que deu esses nomes as praias. Para quem gosta de adrenalina, na Primeira Praia tem uma tirolesa que cai direto no mar. É considerada a maior tiroleza do Brasil dentro d’água, com 340 metros de extensão e 70 metros de altura. O acesso para chegar até a tirolesa é através de uma trilha no caminho para o Farol.

 
Itacaré - Boas ondas, morros cobertos por Mata Atlântica, acesso em meio a trilhas e pouco movimento. Estas são as características comuns às mais bonitas praias de Itacaré, como Prainha, Havaizinho, Engenhoca e Jeribucaçu. Quem não está disposto a caminhar, as opções são as praias centrais - Concha e Ribeira tem boa infraestrutura de barracas e muito movimento, enquanto Resende e Tiririca mantém os ares simples e sossegado .


Trancoso - Praias paradisíacas, algumas consideradas mais belas do Brasil. Praias de areia fina e água morna, boa para banho, snorkel, caminhadas e esportes aquáticos. A maioria das praias são desertas.
 
Praia do Forte - É um destino imperdível para quem vai fazer turismo na Bahia. A charmosa Vila repleta de belas lojas, cafés, bares e restaurantes é o principal point para os visitantes que chegam de diversas partes do mundo para conhecer o local. Fica no litoral norte da Bahia. Presenciamos os biólogos soltando tartaruguinhas recém-nascidas na areia e elas foram em direção ao mar. Foi uma experiência impar que não iremos esquecer !
 
Arraial d'Ajuda - É um dos mais charmosos destinos que compõem a paisagem de Porto Seguro. Extensão de lindas praias. Águas claras e transparentes. A alegria é permanente onde todos se encontram e se curtem com boa música e bom papo.

Espelho - A praia é considerada 5 estrelas pelo guia 4 rodas. Tem o título de 2ª praia mais bela do Brasil, e bem merecido! O acesso é um pouco díficil, mas qual esforço vale porque é linda demais !

Ponta do Corumbau - Essa bela ponta de areia, fica a 58 Km de Cumuruxatiba. Para chegarmos, passamos próximo ao Monte Pascoal, local de grande valor ecológico e histórico, da época do descobrimento do Brasil. Essa praia é sem dúvida pra desfrutar tranquilidade e lindas paisagens, consideramos a praia perfeita.

Salvador - Chegamos dias antes do carnaval, vimos toda movimentação da cidade e preparativos para receber turisticas. Até que a vontade de ficar foi grande, mas iria afetar o roteiro das outras praias. Acampamos na Praia de Itapuã muito conhecida pela música de Vinicius de Moraes e Toquinho: "Tarde em Itapuã". Registramos um belo por do sol nesta praia. Outras boas opções de Salvador, são as praias: Stella Maris, Flamengo e Farol da Barra.

Praia de Atalaia - Aracaju/SE - Saindo da Bahia, partimos para Aracaju, que fica a 350 km de Salvador. A orla da Praia de Atalaia é bem bacana, a noite saímos para dançar e comer casquinha de siri na Passarela do Caranguejo. Conhecemos a usina Xingó e fizemos o passeio de barco pelos Canyons de Xingó - Um oásis em pleno sertão nordestino.
 
Saindo do litoral Baiano, passamos por:
Chapada Diamantina / BA - Merece uma postagem a parte. Acesse o link: Chapada Diamantina

Praia de Guarapari / ES -  Principal cidade turística do Espírito Santo, nossa passagem foi rápida (1 dia), apenas para conhecer. Não empolgou muito. Um ponto ruim, foi que tinhamos acabado de comer pastel e nos deixou com febre e dores abdominais.

Búzios / RJ - Viajamos mais de 400 Km entre ES e RJ, passamos por Arraial do Cabo, Cabo Frio e Rio das Ostras, mas finalizamos nossa viagem na casa dos Padrinhos Gerda e Mauro em Búzios, lá curtimos as belas praias de cor azul e águas frias, com lindo verde ao redor.

Seguem algumas fotos da viagem:






















Espero que essa experiência incentive você a desbravar nosso litoral, que é rico em beleza !

Abraços,

sábado, 16 de março de 2013

Ski Mountain em São Roque / SP

Em Agosto/2006 fomos no Parque de Ski em São Roque, a 54 Km da cidade de São Paulo.
Lugar divertido e ótimo para passar o dia com a família, uma paisagem incrível! E tem fácil acesso pelas Rodovias Castello Branco e Raposo Tavares.

Desta vez fizemos o passeio com o sobrinho Victor, minha amiga Valéria, Marcelo e Gabi.

 
As principais atrações do parque são:


Pista de Ski

Teleférico
Tobogã
Pista Snowboard
Depois do Parque fomos dar uma volta pela cidade, conhecer os vinhos e por coincidência teve desfile de boiadeiros distribuindo vinhos para os turistas.

 
Sites:
- Parque Ski Mountain: Link parque

- Vinhos de São Roque: Link vinhos
 
Abraços,

quarta-feira, 13 de março de 2013

Copacabana com show inesquecível do Rolling Stones

Em Fev/2006, depois de algumas horas de viagem entre São Paulo e Rio de janeiro, somando umas horas de sol na Praia de Ipanema, a busca pelos melhores lugares na areia de Copacabana, encontrando uma Van da TV Bandeirantes a 50 metros do palco perfeita para encostar e assistir o show. Aguentando o Afroreggae, o TITÃS, mais o cansaço e ansiedade pra ver a banda principal, isso sem falar nos trombadinhas e homem puxando arma em discussão ao nosso lado, felizmente, esses acontecimentos parecem ter sido apagados da memória quando a banda The Rolling Stones subiu no palco gigantesco. Daí pra frente, foi só alegria para nós, com a Mônica e Junão.

Logo na primeira música "Jumpin Jack Flash" o Daniel me colocou nos ombros dele, eu com 1,76 de altura e pura empolgação, não deve ter sido fácil para ele suportar (risos).
A banda chegou ao palco através de uma passarela, construída especialmente para unir o palco e o hotel Copacabana Palace, onde os músicos estavam hospedados.

Foi com a música "Satisfaction", que eles encerraram o show gratuito para mais de 1 milhão de pessoas. O vocalista Mick Jagger, voltou para o bis vestindo uma camiseta com a bandeira do Brasil escrito "Rio de Janeiro" e "Brasil".


Para quem não assistiu o show, a banda disponibilizou no You Tube, acesse o link e confira: Rolling Stones em Copacabana

No outro dia aproveitamos para passear:


Corcovado
Ipanema

Esse foi a viagem do Rock and Roll, Bebê!

Abraços,