domingo, 24 de março de 2013

O melhor do Nordeste: Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte

Em Dezembro/2004 partimos para o Nordeste para conhecer o litoral dos Estados Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Compramos dois pacotes de viagem: Maceió e Natal. Partimos de avião para Maceió, 7 dias depois não retornamos para SP, pois alugamos carro e fomos em direção a Natal, passando pelos Estados de Pernambuco e Paraíba. Após conhecermos Natal, retornamos para SP de avião. Por mais absurdo que pareça, valia mais a pena do que comprarmos avulso as passagens de avião (ida e volta) e a hospedagem nos hotéis.

O melhor de Alagoas:

Praia do Francês - super badalada, com restaurantes, bares, piscinas naturais com águas tranquilas, protegidas por arrecifes. Lá provamos um deliciosa bandeja de peixe com Lagostinha (pra quem gosta de camarão, é um prato cheio !) Fizemos um passeio de barco com fundo transparente e podíamos ver o mar. O guia deixou pegarmos uma estrela do mar e ouriço.

Praia de Pajuçara -  Oferece passeios de jangada.

Foz do Rio São Francisco - Passeio de Catamarã em Pontal do Peba, Foz do Rio Chico, um lindo encontro do mar com o Rio. Belo visual.

Lagoa Mundau no Complexo Dunas de Marapé - Passeio imperdível, boa infra estrutura, com mar e rio, a chegada é de barco.

Praia do Gunga (Barra de São Miguel)- É um extenso pontal de areia branca coberto por uma sequência de coqueiros que faz da praia do Gunga um dos cartões-postais de Alagoas. Além da paisagem perfeita, oferece piscinas naturais, estrutura de lazer. Tem um mirante com um vista de 180º da plantação de coco verde.

Praia de Paripueira - Fizemos um passeio de barco que afasta 7 Km da costa da praia, onde pudemos nadar em águas rasas, alimentamos peixes, mergulhamos avistando peixes e corais.

Praia de Maragogi - Ótimo passeio de barco ao maior conjunto de piscinas naturais de Alagoas.

Praia Ponta Verde - Onde ficamos hospedados, grande variedade de hotéis e pousadas. Passamos a virada do ano com muita festa na areia e linda apresentação de fogos de artifício.

O melhor de Pernambuco:

Chegamos de ônibus em Recife (uma aventura a parte) e alugamos carro para conhecer Porto de Galinhas e região.

Porto de Galinhas - Esta praia foi eleita várias vezes como a “Melhor Praia do Brasil. Merecidamente ! A região tem mais de 18 Km de praias de areia branca combinada com águas transparentes e piscinas naturais.

Muro Alto - Não é a toa que os resorts escolheram ela para serem construídos! Praia magnífica, de águas limpídas e calmas, pois o muro alto impede a chegada das ondas. É possível ver peixinhos bem próximo a orla. Simplesmente fantástica.

Praia de Calhetas (Cabo de Santo Agostinho) - Linda praia de areia grossa e clarinha. Uma pequena baía com muitas pedras. Lá conhecemos as ruínas do Forte, com um visual lindo do mar azul!

Praia de Maracaípe - Um cenário paradisíaco, do agito ao sossego. Para quem vai a Porto passagem obrigatória ! Nos banhamos deliciosamente no Rio Maracaípe.

Forte Orange - Ilha de Itamaracá - O espaço é ocupado por um museu onde estão guardados fragmentos arqueológicos encontrados em escavações e painéis com reproduções de mapas da época. Indicamos atravessar para a ilhota de Coroa do Avião, uma caminhada bem legal e suave. Ao lado do forte tem um projeto do Ibama de Peixe Boi que você pode olhar os bichos de perto.

O melhor da Paraíba:

João Pessoa -  tem todo o estilo de cidade do interior. Bastante arborizada com belas praias, uma orla preservada pela legislação que limita a altura dos prédios. Visitamos o Farol do Cabo Branco que fica sobre uma falésia na Praia de Cabo Branco.

Praia do amor - É famosa por ter uma atração peculiar: a pedra furada – uma rocha vulcânica no formato de um coração – que, segundo os moradores, garante a felicidade do casal que passar por dentro dela.

Praia do Jacaré - A praia fluvial de Jacaré fica no município de Cabedelo. O local não se trata de uma praia e sim do encontro do mar com o Rio Paraíba. Ver o pôr-do-sol na Praia do Jacaré, ao som do Bolero de Ravel, é indispensável para quem vai a João Pessoa.

O melhor do Rio Grande do Norte:

Forte dos 3 Reis Magos -  atrai turistas e curiosos de todo o Brasil e até do exterior. É o mais antigo e importante monumento histórico de Natal. Hoje ele abriga um museu com acervo referente à colonização do Estado. Imperdível !

Praia de Pirangi - Tem o maior cajueiro do mundo, também conhecido como cajueiro de Pirangi, é uma árvore gigante localizada na Praia de Pirangi  no município de Parnamirim.

Morro do careca - Praia Ponta Negra - O Morro do Careca, uma enorme duna com cerca de 100 metros de altura, é um dos cartões postais da cidade.

Praia Baia Formosa - Bonita e com aspectos selvagens da natureza, a cidade ainda respira um pouco do ar inexplorado. A Lagoa Araraquara é também chamada de Lagoa da Coca-Cola graças as suas águas de cor escura, fruto da pigmentação das raízes das árvores e a composição química do solo rico em iodo e ferro.

Passeio de bugue nas Dunas de Genipabu - As dunas de Genipabu são móveis. A ação do vento move a areia de um ponto a outro, o que torna a paisagem sempre uma novidade. Além do passeio de bugue por essas Dunas é possível praticar na região o chamado "esquibunda": descer as dunas sentados em cima de uma prancha de madeira, até mergulhar nas águas da lagoa. Tem também passeio de dromedários, mas esse não fizemos.

Barra de Tabatinga - A 40 minutos ao sul de Natal, do alto das falésias de Tabatinga é possível ver as belezas do litoral Sul. Nos decepcionamos um pouco com a promessa de ver golfinhos no mar. A nossa teoria é que no mês que estivemos lá, o pagamento de salário dos golfinhos estava atrasado e por isso eles não apareceram... rs

Tibau do Sul - Nesta praia nos deliciamos com porções de camarão e muito barato. A dica é não ter pressa, porque o atendimento é demorado. Aprecie o visual e curta o momento.

Praia do Amor - Próxima a Pipa, recebeu esse nome porque o desenho das pedras das piscininhas naturais tem o formato do coração.

Praia de Pipa - Pipa é o "point" de Natal, desfile de gente bonita, barracas de praia, artesãos, boa infra estrutura e muito movimento.

Praia Barra de Cunhaú -  Fica a 8 Km de Pipa, lá você encontra uma enorme lagoa de água doce. O rio, protegido dos ventos, é tranqüilo e desagua no mar calmo e quase sem ondas.

Chapadão das Minas - É um Mirante de Pipa. Dessas enormes falésias vermelhas tem uma espetacular vista sobre a Praia do Amor. Curiosidade: Nesse Chapadão foi gravado a abertura do Programa de TV Fantástico dos anos 80, com a atriz Isadora Ribeiro.

Após várias viagens ao Nordeste, ficou claro para nós o domínio dos estrangeiros no comando dos estabelecimentos (pousadas e restaurantes). Ao conversar com Alemão, Argentino, Espanhol, Português, etc ... o objetivo deles era o mesmo: beleza natural, clima tropical e sossego.